terça-feira, 14 de outubro de 2008

A LEI



Aja de acordo com a lei.
Este é o ensinamento do acordado.
“De acordo com a lei” não quer dizer a lei do estado ou a lei dada pelos sacerdotes. “De acordo com a lei”, para Buda, quer dizer de acordo com a suprema lei da vida e da existência.
Há uma tremenda harmonia – qualquer pessoa só um pouquinho sensível, inteligente, pode senti-la – a vida é um todo harmonioso. Ela não é um caos, é um cosmos. Por que ela não é um caos? Porque uma lei percorre-a como um fio numa guirlanda. Esse fio é invisível, você vê somente as flores, mas esse fio está mantendo-as juntas. A existência é uma guirlanda: há um fio, um sutra – sutra quer dizer fio – um fio muito fino, quase invisível, passando através de toda a existência, que faz dela um cosmos ao invés de um caos.
“De acordo com a lei”, nas palavras de Buda, quer dizer: esteja em harmonia com a natureza, a existência. Não lute com ela, não vá contra ela. Não tente ir contra a corrente, flua com a corrente. Estar em um let-go com a existência é seguir a lei. Aes Dhammo Sanantano – esta é a lei inesgotável. Se você relaxar, se você permitir que a Lei se apodere de você, o possua, você será inundado por ela. Você não precisa entrar numa viagem de ego. O rio já está fluindo para o oceano – você simplesmente flui com o rio. Nenhuma necessidade de nadar tampouco – flua com o rio, e você alcançará o oceano.



Osho, The Dhammapada

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...